quarta-feira, 27 de abril de 2011

Instalação de Telecentros em Campos e região continua


Presidente do Conselho Gestor do Telecentro assina
o recebimento dos computadores

Continua em andamento o processo de instalação do programa Telecentros.BR em Campos e região. O programa, do governo federal, visa a instalação dos telecentros em vários pontos do município e em outras cidades como Cardoso Moreira como um projeto de inclusão digital. Ao todo, serão instalados 22 Telecentros, com 11 computadores em cada um. Eles estão espalhados em vários bairros da área central e periférica de Campos.
Os primeiros computadores do programa chegaram ao município, oriundos de Brasília, no último dia 19 de abril e foram entregues nos dias 19 e 20. Apesar da entrega dos computadores, é necessária agora a chegada da mobília, também cedida pelo Governo Federal, para que esses Telecentros funcionem de maneira correta. Isso é uma exigência do edital de cessão do equipamento.
A mobília deveria ter chegando junto com os computadores, mas, devido ao fato de terem sido trazidos de Van e não de caminhões, como seria feito inicialmente, houve falta de espaço físico e ela será trazida em um segundo momento. A coordenação do Programa também exige que a instalação do equipamento seja feita por técnicos do Governo Federal. Tanto a entrega dos móveis quanto a presença dos técnicos está próxima, mas ainda não há data definida. O único ponto que ainda não recebeu computadores, justamente pela falta de espaço no transporte, foram os dois de Cardoso Moreira.
Os Telecentros estão presentes em Vila Nova de Campos, Espírito Santo de Campos, Bananal, Morro do Coco, Marrecas, Novo Mundo, Rio Preto, Santa Clara, São Matheus, Três Vendas e no Farol de São Thomé. Cada um desses centros também está apto a atender a população de localidades do entorno desses bairros, dando acesso a uma grande parcela da população.
Os Telecentros ainda contarão com um bolsista por unidade, para supervisionar e orientar a utilização pela população. Todos os bolsistas desses centros estão ligados à UENF, através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), que foi o órgão que apresentou a proposta, aceita pelo Governo Federal, para que fossem instaladas as unidades.
Os computadores chegaram no último dia 19 e foram entregues nos dias 19 e 20 de abril. O Instituto Bem-Estar Brasil, na figura de Marcelo Saldanha também teve uma importantíssima participação no processo de instalação dos centros. Os bolsistas recebem uma bolsa da Universidade para desempenhar seu papel e, juntamente com coordenadores do programa, têm participado de várias reuniões de preparação para desempenhar um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário