quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ITEP/UENF em Grupo de Pesquisa





Dia 23 de agosto na sala da ITEP/UENF a equipe se reuniu com o Professor Orientador Dr. Auner Pereira Carneiro, para apresentação e discussão de tema individuais e em grupos que serão desenvolvidos como projetos de pesquisa por esta equipe.


ATIVIDADE DE TREINAMENTO DE PESQUISADORES EM CIÊNCIA.
PLANEJAMENTO  - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I - CRIATIVIDADE


Recebemos orientação para formatação do esqueleto de nossos projetos, como por exemplo: delimitação de tema - frase curta, assunto geral;  título científico - delimitação do tema, dimensão espacial e temporal; definição do problema a ser estudado - formatar uma pergunta; questão do estudo e/ou hipótese - são as respostas dessas perguntas de acordo com o nosso conhecimento e vivencia;  definição de pressupostos teóricos/palavras-chave - na pergunta e na respostas selecionar os substantivos; definição dos objetivos do estudo geral e especifico - no geral a escrita deve começar com a palavra analisar, no específico começar com palavras como identificar, caracterizar e verificar e devemos transformar as respostas do projeto em ação; procedimentos bibliográficos e documental -  leitura e fixamento dos autores escolhidos, leitura e fixamento de documentação e materiais, pesquisa física/de campo, pesquisa em laboratório; referencias - tocou em um livro anotou, sem esquecer de observar a página.


Temas apresentados pela equipe: Economia Solidária e Educação,    Economia  Solidária Cooperação e Autogestão dos Empreendimentos Solidários, Economia Solidária, Ecomoeda Social, Monitoramento e Avaliação em Programas de Inclusão Digital, entre outros.


Frases importantes do Professor Dr. Auner que ficaram: O pensamento científico é horizontal, tudo é vertical e democrático. Ciência sem experimentação é filosofia. Em ciência não existe o sobrenatural.


Próximo encontro dia 13 de setembro.
Aguardamos ansiosos!                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário