segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A ITEP/UENF esteve presente na 1ª Oficina Informal realizada no dia 17/09/2011 em Niterói/RJ.


Esse evento fora organizado pelo Fórum Estadual de Inclusão Digital do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de socializar experiências com Telecentros comunitários e divulgar os trabalhos de metareciclagem e a experiência dos CRCs (Centros de Recondicionamento de Computadores.

A parte da equipe de inclusão digital: Liliane C. d'Almeida, Hans Werneck Rodrigues - Bolsista do Telecentro JAC - Associação Juventude Alternativa de Campos, Victor e Antônio Kapi, representaram os 22 Telecentros gestados pela ITEP e trouxeram um pouquinho de informação do que lá foi discutido.

    
Mesa : As experiências da Inclusão Digital
Participantes : Luana Medeiros (Coordenadora do Projeto Inclusão Digital em Niterói)
                          Carlos Arthur (Diretor de Tecnologia da Fundação Municipal de Niterói)
                          Adriano Belizário (Assessor da Secretaria Cultural)
                          Carlos Henrique (Membro do SERPRO)
                          Gustavo (Assessor do Ministério das Comunicações)

Falas:
Luana Medeiros: conta com 04 unidades em funcionamento no padrão Telecentros BR, disse que receber doações para a sustentabilidade dos Telecentro é difícil, mais que consegue doações de computadores de órgãos em Niterói, onde os estagiários que têm fazem uma seleção e montam a partir das máquinas que recebem computadores ainda bons para uso. Disse também que em seus Telecentros estão proibidos o acesso a redes de relacionamento (facebook, orkut, MSN) e jogos.

Carlos Arthur: conta com 15 Telecentros implantados dos quais 08 estão funcionando, expos também que dispõe de uma equipe com cerca de 35 pessoas concursadas da prefeitura local para fazer manutenção nos Telecentros, quando antes existiam mais Telecentros em Niterói havia um técnico para cada Telecentro. Mas enfatizou que com a equipe que tem de técnicos ainda tem capacidade bem grande de dar manutenção em Telecentros. Contou que uma vez ficou cerca de 08 meses fazendo toda a papelada para receber uma grande estrutura de Telecentros (doação) e no fim não conseguiu. Comentou sobre um projeto de CBTeca (está implantando nos Telecentros), e que não concorda com a questão da proibição dos sites de relacionamento e nem jogos, disse que o Telecentro deve oferecer praticamente o mesmo que o usuário tem em sua casa. Disse que a proibição tira o caráter do projeto e distância ainda mais a inclusão digital.

Adriano Belizário : se empenha em construir no Rio de Janeiro Pontos de Cultura, onde neste local exista produção de vídeos, áudios, outros materiais. Apontou também que existe um edital aberto para projetos ligados a Telecentros e lan houses. Valoriza muito a questão do recondicionamento de computadores. E é contra a proibição dos sites de relacionamento, disse que deverá existir um ensinamento e mostrar como essas ferramentas podem ser utilizadas de boa forma. Comentou que existe uma lei municipal que delimita as áreas das lan houses, que proíbe a proximidades com escolas e que foi feito uma pesquisa, com embasamento em nível de Brasil, que provou que as lan houses são os grandes agentes de Inclusão Digital. Sua visão é usar o Telecentro não só para fazer download, mais principalmente para fazer upload.

Carlos Henrique: disse que sua Entidade (SERPRO) faz doação de computadores usados para todo Estado, basta entrar no site da Serpro na parte fale conosco e se dirigir diretamente a ele, para formalizar o procedimento de doação. Disse que também não é a favor da proibição.

      Gustavo : falou sobre a abertura de editais de apoio para formação de CRCs( Centro de recondicionamento de Computadores) ano que vem, o edital esta sendo escrito. A posição do Ministério é um acesso livre, porém orientado, podendo até ser criado horários distintos para os diferentes tipos de acesso (livre, orientado, cursos). Mostrou como o Ministério das Comunicações se estrutura: está dividido em Articulação e Formação (que se divide em Coordenação de Formação e Coordenação de Articulação) e em Departamento de Infra-Estrutura de Programas.                                                                                 
*        * Existe um projeto a ser aprovados sobre capacitação de monitores bolsistas
·         * Projeto de Criação de uma Cidade Digital, que irá integrar órgãos públicos, pontos de cultura, pontos públicos de acesso, etc... 
                 * Tudo está no site  www.inclusaodigital.gov.br

Disse que as máquinas têm garantia de 03 anos, que é preciso entrar em contato com a empresa para fazer conserto da mesma. No final de sua vida útil seria legal que fossem entregues nos centros de recondicionamentos. E informou que de 05 a 07 de dezembro tem a 10ª oficina de Inclusão Digital em Vitória/ES.
 
Na parte da tarde, mais 03 palestras:
A 1ª com o Sr. Sávio presidente do CRC do Recife, que explanou detalhes sobre esse projeto.
2ª palestra sobre Software Livre, apresentou o que é, a história, e deu vários exemplos de softwares bons para usar em substituição dos pagos que normalmente são pirateados, disse que na maioria das vezes os livre são iguais ou melhores que os licenciados. Já a 3ª palestra foi sobre Libre Office, sua história, explorou ainda o porque usar software livre,  o porque da mudança de nome de BR Office para Libre Office, o progresso do Libre e o problema futuro de usar software fechado.

Informa
Liliane C. d'Almeida
Gestão a Informação, Monitoramento e Avaliação                                            Bolsista ITEP/UENF - Programa Telecentros.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário