segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lixoteca – Brinquedos e brincadeiras que ensinam as crianças a importância da sustentabilidade

      

Já pensou aprender mais sobre a separação correta dos resíduos brincando? Isso já é possível.


Há 10 anos, lancei o Livro: Reciclei e Recicleo que fala sobre o destino correto do lixo e os cuidados com o meio ambiente. De lá pra cá, foram longos anos de luta e insistência para despertar esse hábito fundamental para  todos.


Como os personagens principais são um pneu e um papel de bala, eles tinham um sonho: Sair do livro e montar uma peça de teatro. E assim montamos o teatro e hoje vamos a todos os lugares que podemos, divulgar a importância e a necessidade de mudarmos nossos hábitos.


Mas como também sou diagramadora de dois jornais que funcionam em um mesmo espaço  e circulam muitos exemplares por dia, eu me sentia na obrigação de fazer algo com todos aqueles materiais que eram descartados: Caixas de papelão, plástico, saquinhos para embrulhar o jornal em dias de chuva, sulfites usados e por aí vai.




Lixoteca


Foi observando tudo isso que criei a Lixoteca. Com a ajuda do artista plástico Borges Damaceda, criamos um protótipo de uma cidade chamado Ecovila, onde um bairro é reproduzido com casinhas, saquinhos de lixo na frente para que as crianças transitem pelas  ruas, façam a coleta com o caminhãozinho que também é feito de material reciclável.


Depois da coleta, elas seguem para o tobogã, para fazer a separação e a destinação 
correta. O tobogã é feito com rolos de papelão muito resistentes onde vem enrolado o papel em que é impresso o jornal. São milhares deles todos os meses. No tobogã, as crianças escolhem o tipo de resíduo e a cor correspondente. Aí é só colocar no espaço e vê-lo caindo no local correto


A primeira Lixoteca está na Secretaria de Cultura de Cascavel e já começa a ganhar outros espaços como escolas e shopping. O objetivo é despertar a consciência e a criatividade dos pequenos.


Também há Gira-lixo que usamos os papelões onde vem embaladas as chapas para gravar o original do jornal a ser impresso. Nessa brincadeira, a criança escolhe uma cor, roda o a roleta e a cor em que o globinho cair, ela tem que dizer que tipo de material reciclável corresponde a cor: papel, vidro, orgânico, plástico. A bolinha é de tubo de roll-on e foi pintada para representar o planeta.


Já no Ecoparque usamos uma  folha parecida com cartolina que vem para separar uma chapa (matéria-prima do jornal)  da outra. Nesta atividade, a criança tem que levar o resíduo ao recipiente correto. Os minicoletores foram confeccionados com caixas de leite e podem ser trocados de ordem. O objetivo é que a criança leve o lixo no local correto.


Dessa maneira, brincando, eles aprendem que a coleta e a separação correta do lixo deve começar cedo e em casa. Que o lixo, não deve ser jogado em qualquer lugar. Após completar todo esse processo, eles podem conferir o que pode ser criado com pets, papelão e outros materiais, reforçando a proposta dos dos 3 Erres.


                                                                           

                         


Shirley Fonseca ( @recicleo )
Diagramadora e escritora infantil .Site: http://www.facebook.com/sirleifonseca

www.coletivoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário