terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOTA DE FELICIDADE

A ITEP/UENF como gestora do Programa Telecentro.BR instalou junto com o governo federal 22 Telecentros na área urbana e rural Norte Fluminense, com o esforço da equipe e o apoio de alguns estamos em fase de instalação da internet, pois os computadores e a mobilia já estão montados.

Segue abaixo uma expressão de alegria e satisfação de Aucilene Freitas perante uma visita ao Telecentro de Três Vendas.

Caros Bolsistas,

Esta mensagem tem por objetivo registrar, de forma ampla, meu reconhecimento - em nome da equipe de Inclusão Digital ITEP/UENF -  ao trabalho iniciado esta semana no Telecentro situado no Distrito de Três Vendas - em especial à dedicação da bolsista Jheniffer ao realizar as ações possíveis no momento, a despeito da falta de infraestrutura ideal ao desenvolvimento do Programa Telecentro.Br em sua totalidade.

Sabemos o quão importante é o acesso à internet para que o programa se desenvolva em sua total potencialidade - e temos empreendido nossos esforços conjuntos no sentido de conseguir acesso a ela, é fato. Porém é interessante ressaltar que um Telecentro é local de acesso ao conhecimento, cultura, educação, formação, entretenimento, compressão crítica da realidade e produção de comunicação comunitária. E, acima de tudo, um local de busca, valorização e promoção da democracia e da cidadania. E isso é possível se fazer mesmo enquanto se espera pela possibilidade do sinal de internet e/ou por uma infraestrutura ideal em sua totalidade.

Uma média de 6/7 crianças se revezavam e podiam, num período de 6h do dia, fazer suas primeiras "explorações" e descobertas ao "mundo novo das TIs". Conhecem a ferramenta "computador":  aprendem como ligá-la, desligá-la, a usar os aplicativos do software livre (sem bloqueios ou rejeições, por não conhecerem outro ao qual tenham preferências) - seja desenhando, digitando, vendo filmes, fotos, videos e/ou ouvindo músicas. E, paralelamente, conhecem algumas obras da literatura nacional e seus autores, exercitam a leitura e compreensão de textos - excelente estratégia de reforço escolar.

Assim sendo, a intenção ao compartilhar esta experiência do Telecentro em Três Vendas, é incentivar os bolsistas dos Telecentros ainda em não funcionamento - com argumento de que nada ou pouco se pode fazer sem a internet - a colocar-se à disposição para experimentar a criatividade, dar asas a iniciativa. Troquem ideias entre si (bolsistas), da forma que for possível... Compartilhem experiências/estratégias bem sucedidas (principalmente aqueles que se encontram na zona rural, cuja realidade/necessidade difere da urbana), apoiem-se nesta etapa inicial, onde as primeiras conquistas têm "sabores" jamais esquecidos. Como cidadãos que representam a população onde o Telecentro está inserido, deem a suas contribuições... Solicitem apoio, sempre que necessitarem, aos seus respectivos Conselhos Gestores Locais e Presidentes de Associações e/ou Instituições responsáveis - e a nós da ITEP/UENF, claro! Sugiram, deem os primeiros passos...

Àqueles que já possuem infraestrutura mais adequada e já desenvolvem suas atividades - sintam-se agradecidos e parabenizados por isso! - que a experiência sirva para dar um "up a mais" como se costuma dizer, deforma redundante,  por aí.

Cada um de nós que passarmos por este momento embrionário dos Telecentros terá deixado a sua contribuição fundamental. Que não nos esqueçamos disso.

Grande abraço, bom trabalho e boa semana a todos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário