segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Banda Larga nas unidades móveis de segurança pública

Foto: divulgação
 A antena foi desenvolvida pela Fundação CPqD
Uma novidade que acaba de ser desenvolvida pela Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras (CPqD) deve fortalecer a atuação das unidades móveis de segurança pública, como viaturas de polícia, do corpo de bombeiros e da defesa civil. Trata-se de uma antena desenvolvida exclusivamente para a faixa de 4,9 GHz, direcionada a serviços de segurança, que vai permitir o acesso à internet banda larga diretamente dessas unidades.

De acordo com o gerente de sistemas sem fio do CPqD, Fabrício Lira Figueiredo, a nova tecnologia deve facilitar e aprimorar o trabalho dos órgãos de segurança, possibilitando, a partir de sua instalação no veículo, o envio de imagens para delegacias e a consulta a bancos de dados e informações em tempo real, diretamente das viaturas. “A maioria dos sistemas utilizados pelas polícias atualmente realiza apenas transmissão de voz”, esclarece.

Ainda segundo Figueiredo, a expectativa é que os eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos impulsionem a adoção da tecnologia no país, devido à intensificação dos investimentos em segurança pública. “Haverá uma grande demanda por serviços de inteligência para garantir a segurança durante a Copa e as Olímpiadas”, destaca.


Embora tenha sido desenvolvida para ser utilizada na faixa de 4,9 GHz, o pesquisador afirma que a antena pode ser facilmente adaptada para outras faixas de freqüência, podendo também ser uma opção para o Programa Nacional de Banda Larga, que está expandindo o acesso à internet de alta velocidade em todo o Brasil.


Este é o primeiro resultado concreto do projeto Radiofrequência para Redes Sem Fio Banda Larga Aplicadas à Segurança Pública, que recebeu R$ 4,7 milhões do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

As informações são da Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário