quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Governo quer criar “conexão 0800” para SAC pela internet, com tarifação invertida

O Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) está desenvolvendo uma tecnologia para permitir o uso de serviços de atendimento ao consumidor pela internet em que a conexão seria paga pelo destinatário, como nos serviços 0800 de SAC pelo telefone. A novidade foi anunciada pelo ministro Paulo Bernardo em visita à Campus Party, em São Paulo, nesta terça-feira (7), que afirmou que o governo planeja realizar seu primeiro teste piloto já em de março.

“É um ideia inteiramente tupiniquim”, disse Bernardo sobre a iniciativa de criar uma alternativa de autoatendimento ao call center com um protocolo de conexão específico para serviços de SAC, reclamação e online banking. A tecnologia permitiria, por exemplo, o acesso a esses serviços de um smartphone sem plano de dados, ou um dispositivo que tivesse excedido seu limite de downloads. “Acho que pode funcionar e até ser mais barato”, afirmou o ministro, lembrando o caso dos bancos, que querem estimular o uso do online banking para reduzir custos com atendimento em agências.

Segundo o Bernardo, a ideia é usar o domínio alternativo 0800.br para dar acesso ao serviço gratuito, e os primeiros testes com os serviços de duas empresas diferentes serão feitos já na primeira quinzena de março na região do Varjão, em Brasília.

As informações são do site Tele Síntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário