quarta-feira, 21 de março de 2012

Avanços da política municipal de Economia Solidária em Campos dos Goytacazes

Na última segunda-feira, 19 de março, dia do Artesão, a Secretaria Municipal de Família e Assistência Social de Campos dos Goytacazes reuniu com os grupos autogestionários do Fórum Local de Economia Solidária, artesãos, representantes muncipais e ITEP para uma importante palestra com o tema “Comércio Justo e Solidário" como momento de comemoração pelo Dia do Artesão. 

A palestra foi ministrada pela  Publicitária, formada pela PUC-Rio e com MBA em Gestão e Negócios em Moda, Monique Matsumura, no Auditório Amaro Prata Tavares, do Palácio da Cultura. Em entrevista ao site da Prefeitura de Campos, a palestrante disse que grande parte dos conhecimentos relativos ao processo de produção tradicional empregado em todo o Brasil é responsável por impulsionar uma nova economia por este país afora  - a Economia Solidária. 
- Os produtos por eles (artesãos) produzidos atendem novos nichos de mercado, onde a identidade local passa a ter um valor, neste mundo onde a padronização e a globalização ameaçam a individualidade e a diversidade cultural – acrescenta Monique. 
 A coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela, considerou o evento de suma importância. "Não só pelo tema 'Comércio Justo e Solidário', mas principalmente pela grande representatividade política que se envolveu no evento, o que significa que a política municipal de economia solidária aponta para crescimento real", afirmou Nilza.
O evento teve a presença dos secretários municipais, Orlando Portugal (Desenvolvimento econômico e Petróleo), Izaura Freire (Família e Assistência Social), Eduardo Crespo (Agricultura e Pesca) e Joilza Abreu Rangel (Educação); e os presidentes do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos), Otávio Amaral; e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), Jivago Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário