terça-feira, 13 de março de 2012

Cooperativa de Rio Preto: Uma esperança de empresa coletiva no território de Campos

Fotos: Alexsandro Azevedo/ Ascom Uenf 
 Coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela, discursa na inauguração

 O modelo de macacão que será produzido pelas costureiras

Costureiras de Rio Preto estão satisfeitas com o empreendimento

Nilza ao lado de Orlando Portugal: Momentos de emoção e alegria


A Cooperativa de Costureiras de Rio Preto (CCARP) inaugurou, sábado, dia 10, a nova planta industrial no Distrito de Rio Preto, no salão da Igreja El Triunfo. Esta nova fase de produção industrial está ligada a parcerias junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (SEDEP), Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/PROEX/UENF) e a Empresa Share Work que fechou contrato de serviço de facção para a confecção de macacões que são fornecidos para a industria petrolífera através desta Cooperativa. Outro parceiro fundamental é a Igreja El Triunfo que cede o espaço enquanto se articula uma sede própria para a entidade.

A Cooperativa, que surgiu da ONG GASCTPNA (Grupo de Apoio Social aos Cultivadores da Terra e Preservação da Natureza), presidida Pela Srª Neide Conceição, é fruto da constatação que o território de Rio Preto tem um déficit de emprego e renda altíssimo para suprir necessidades básicas daquela população que que algo deveria ser feito. 

Esta Cooperativa recebe apoio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), desde 2010. O apoio inclui a assessoria técnica e de gestão de cooperativa, formação, apoio de curatela e design de produtos e espaço de comercialização de outros produtos da Cooperativa.

- Neste momento em que a Cooperativa de Rio Preto vence mais uma etapa rumo a solidez do empreendimento temos que reconhecer a participação qualitativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, através do Sr. Orlando Portugal e sua equipe, na aproximação com a Empresa Share Work e no apoio a infraestrutura da planta industrial. Como também é fato que o somatório de diversos apoios e parcerias, inclusive os que ficam no anonimato, tem sido determinantes para garantir que a iniciativa tenha sucesso e garanta a médio e longo prazo uma oportunidade de trabalho, renda e dignidade para os moradores deste Distrito, pois a ITEP acredita, por isso incubou a iniciativa, que muito além de um projeto econômico, a CCARP é uma oportunidade de desenvolvimento territorial econômico, social e cultural do território - afirma a coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela.

A Cooperativa é formada por 65 pessoas, sendo 64 mulheres e 1 homem, da comunidade de Rio Preto e localidades vizinhas. Até então, o trabalho — bolsas customizadas, sacolas retornáveis e outros produtos de utilidade doméstica e artesanato — vinha sendo realizado nas casas das cooperativadas. Os produtos são vendidos no comércio local e em feiras e festivais de economia solidária da região. No final de 2011, surgiu a oportunidade de diversificação da produção através da confecção de uniformes.

- Além de ser um ponto turístico, em Rio Preto existem pessoas com sonhos e a cooperativa foi uma forma de realizar o sonho de muitas mulheres, através da descoberta do potencial econômico da localidade. Este projeto foi desenvolvido por meio da identificação da vocação do local. Rio Preto vai passar a ser exemplo para as grandes cidades, pois daqui sairão uniformes para trabalhadores das maiores plataformas de petróleo do país – ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal.

A UENF tem incentivado trabalhos de extensão junto a diversos segmentos da comunidade regional e destacou o Distrito de Rio Preto para desenvolver quatro projetos: Telecentro Comunitário, Provedores Comunitários de Internet, Incubação da Cooperativa de Rio Preto e Incubação do Território de Rio Preto, que prevê a articulação comunitária para desenvolver de forma participativa um "Plano Estratégico de Desenvolvimento Local do Distrito".


Leia o discurso de inauguração na íntegra neste link: https://docs.google.com/document/d/1mk8sV1FIcmEd3l3oIKyuKuIc1J8aJ20nfGJk3kWBGj4/edit 

Nenhum comentário:

Postar um comentário