quinta-feira, 22 de março de 2012

Festival de Documentários 'É Tudo Verdade' começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro e em São Paulo e segue até o dia 1º de abril, o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade". Na 17ª edição, o festival exibirá 80 títulos de 27 países, sendo 25 documentários com estreia mundial. Em Brasília, o evento está marcado para os dias 10 a 15 de abril, e será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, em maio deste ano. As entradas são gratuitas.
As sessões de abertura, para convidados, contarão com duas produções brasileiras que têm temáticas musicais em comum: Tropicália, de Marcelo Machado, que abre o festival em São Paulo, no dia 22, e Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt, que abre a versão carioca no dia 23. 

A Seleção Internacional, dividida em mostras competitivas (longas e curtas) e informativas (Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano), apresenta obras premiadas em festivais como o de Amsterdã (Holanda), Sundance (EUA), DocLisboa (Portugal) e Fidocs (Chile) e destaques da seleção não-ficcional de Cannes e Veneza. Em projeção especial será exibido o vencedor do Oscar de curta-metragem deste ano, "Saving Face" de Daniel Jung e Sharmeen Obaid. Entre os títulos encontram-se ainda os novos documentários de Frederick Wiseman (Crazy Horse), Juan Carlos Rulfo (Carrière 250 Metros), Micha X. Peled (Amargas Sementes), Rithy Panh (Duch), Victor Kossakovsky (Vivam os Antípodas) e Werner Herzog (Ao Abismo).

Haverá também uma projeção especial do filme Light Up Nippon - A Um Ano do Terremoto Japonês, de Kensaku Kakimoto, que apresenta o projeto Light Up Nippon, liderado por jovens de Tóquio. O projeto levantou fundos para organizar espetáculos de fogos de artifício em dez das localidades mais prejudicadas pelo terremoto que atingiu o Japão no ano passado, como símbolo de resistência e recuperação.

Este ano, os homenageados especiais do festival são os documentaristas Andrés di Tella, da Argentina, e o brasileiro Eduardo Coutinho.
As informações são da Agência Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário