quinta-feira, 19 de abril de 2012

Economia Solidária para mulheres que vivem no assentamento Zumbi dos Palmares II

Em visita nesta quinta-feira (19/04) ao assentamento Zumbi dos Palmares II, na localidade de Brejo Grande, em Campos dos Goytacazes, bolsistas dos projetos ‘Mobilização e Sensibilização de Empreendimentos Populares’ e Design Solidário’, ambos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF), conheceram mulheres que, além de produtoras rurais, trabalham preparando diversos pratos, como salgados, cocadas, maçã do amor, geleias e sorvete caseiro. O encontro foi marcado após Luciene da Silva - que esteve presente à reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária realizada semana passada no Palácio da Cultura, onde conheceu o grupo da ITEP - demonstrar interesse em conhecer a Economia Solidária, que preza, em linhas gerais, o comércio justo e a sustentabilidade.

Luciene disse que já trabalha com Cristiane da Silva Santos e Maria José Melo Silva, cozinhando os vários quitutes que fazem parte das habilidades desenvolvidas em conjunto há cerca de um ano, quando ainda viviam em Rio das Ostras. Há seis meses em Campos, essas mulheres relataram que vendem seus produtos por encomenda, principalmente de professoras da escola municipal de Brejo Grande. Devido às dificuldades, Luciene quer obter informações para a inserção no mercado de trabalho.
- Já morei em barracões, ainda no MST (Movimento Sem-Terra), e os alimentos eram preparados e servidos a todos. Temos capacidade para produzir grande quantidade e precisamos de apoio a essa atividade.  E aqui trabalhamos em grupo e acho justo dividir igualmente todo o lucro entre as participantes – disse ela ao saber da Política Pública de Economia Solidária divulgada pelas componentes da ITEP. Luciene quer também agregar novas pessoas da localidade ao trabalho.
Luciene relatou ainda as dificuldades enfrentadas por produtores rurais para escoar a produção em feiras da cidade. Segundo ela, quilos de limões e goiabas plantados em seu terreno são desperdiçados por causa da dificuldade para transporte.  
Foram a Brejo Grande, Lívia Sampaio, Thaiane Andrade e Talita Barros, do projeto ‘Mobilização e Sensibilização de Empreendimentos Populares’ e Ivone Nunes, do ‘Design Solidário’. A segunda visita à localidade será agendada na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário