quarta-feira, 9 de maio de 2012

I Bazar Campos EcoSol nesta sexta

Evento será realizado das 9h às 18h na Praça da República


O Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes realiza nesta sexta-feira (11), das 9 horas às 18h, Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, o “I Bazar Campos EcoSol – Economia Criativa para um comércio justo e solidário”, realizado mediante parceria da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), com a Prefeitura de Campos, via Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Guarda Civil Municipal. O evento tem o objetivo de levar para a população campista novas oportunidades de venda de roupas, sapatos e acessórios seminovos e com preços bem acessíveis. A renda obtida com a comercialização dos produtos será revertida para o Fundo Solidário, criado para que os grupos ligados ao Fórum tenham recursos para participar de eventos em outros municípios e estados.

Rosane Ribeiro, da Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária, diz que muito mais que o consumo, o Fórum, por meio do I Bazar Campos EcoSol, quer levar às ruas os conceitos da Economia Solidária, que propõe o comércio justo e a reutilização de produtos. “A população de Campos e da região ainda não ouviu falar na Economia Solidária então é chegada a hora. Em breve nós teremos o segundo e o terceiro bazares. Aí sim vamos ser conhecidos e reconhecidos pelas iniciativas inovadoras inspiradas na sustentabilidade”, disse Ribeiro.

Karla Barreto de Aguiar, que também faz parte da Secretaria Executiva do Fórum, acrescentou que, na ocasião, haverá ainda a venda de artesanato e de doces e salgados típicos, somando 10 espaços, além da tenda para o Bazar, oportunidade para a exposição de produtos já comercializados e reconhecidos por sua qualidade em outros municípios. “Esta é uma excelente oportunidade para que a população conheça e colabore com o artesanato local. A qualidade de nosso artesanato já é reconhecida. Temos quinze artesãos com peças sendo comercializadas num Quiosque da EcoSol, em Copacabana, em parceria com o Banco do Brasil, e a partir daí fomos incluídos no Circuito Carioca de Economia Solidária”, disse Barreto.

A coordenadora da Itep/Uenf, Nilza Franco Portela, afirmou que a partir deste Bazar novas ações seram desencadeadas para firmar esta nova política pública de economia solidária. “Temos dois momentos importantíssimos: Um é a criação do Fundo Solidário da EcoSol em Campos, a outra é uma série de ações que nos levará à criação e à manutenção do Fundo Solidário, uma prática de mutirão, de ajuda mútua entre um grupo de pessoas que se organizam em torno de um objetivo comum”, explicou Portela.

A ideia do Bazar surgiu durante plenária mensal do Fórum Local de Economia Solidária de Campos realizada em março de 2012, discutida entre seus pares e aprovado em plenário. O Fórum existe há cerca de um ano e já conta com mais de 25 grupos autogestionários de artesãos. A Economia Solidária envolve inclusão social, geração de renda e comercialização solidária (preços justos em feiras e bazares coletivos), além da preocupação com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário