segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cooperativas mostram força na região

Matéria publicada na edição impressa do "Diário" de ontem (domingo, 12) e disponibilizada no site do jornal:

Da Assessoria do Rio Rural

O VIII Encontro da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs – Região Sudeste), promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), via Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep), teve como espaço para aula de campo a agroindústria de doces Sonho e Sabor, na microbacia do Rio Ururaí, em Campos. Os participantes do evento foram conhecer de perto a unidade, apoiada pelo Rio Rural, no Assentamento Antônio de Farias, na Fazenda Santa Rita de Pau Funcho,, junto com profissionais da Emater-Rio, executores do Rio Rural, e da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da secretária estadual de Agricultura.
Criada em 1999, a Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares tem como objetivo principal desenvolver e disseminar conhecimentos sobre cooperativismo e auto-Gestão, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Solidária. Ela surge para integrar de forma dinâmica as incubadoras e favorecer a transferência de tecnologias e conhecimentos.
Entressafra obriga produtores a “criar” opções
Líder do grupo de 14 pessoas que fabrica doces no assentamento, Maria do Carmo Gomes de Freitas, de 63 anos, mostrou as instalações e ofereceu amostras da tradicional goiabada cascão, carro-chefe da agroindústria local. Ela falou sobre a experiência fazendo os doces, as dificuldades encontradas e as práticas que o grupo vem adotando para garantir as vendas, mesmo em épocas de entressafra da goiaba. “Fora da safra, o grupo fica menor, mas eu e outros dois inventamos doces como jenipapo de corte, laranja de corte e por aí vai. Agora também estamos investindo em compotas, porque eu tenho ponto na Feira da Roça e tenho freguesia o ano inteiro”, revela.
Junto com outros agricultores, Maria do Carmo respondeu às perguntas dos estudantes e revelou que, atualmente, consegue arrecadar com a venda de doces entre R$ 400 e R$ 500 por semana. “Tenho barraca na feira da roça de Campos há 20 anos, e até doces de frutas regionais como o jenipapo têm feito bastante sucesso”, revela a doceira, que iniciou a carreira observando as tias, mas que se especializou na Cozinha-Escola da Emater-Rio, no mesmo município. A agroindústria Sonho e Sabor está no terceiro ano de funcionamento, após receber apoio do Rio Rural, por meio da Incubadora Rural Sustentável da Emater-Rio, na elaboração do projeto, articulação do grupo de participantes e apoio técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário