sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Encontro de Incubadoras debate desapropriações no Açu

Reportagem de Wesley Machado


O VIII Encontro de Formação de Formadores da Região Sudeste, realizado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) teve prosseguimento nesta sexta-feira (03), com saída para visita técnica a empreendimentos populares em Ururaí e Rio Preto; e a exibição dos documentários “Narradores do Açu” e “Ignorados”, produzidos, respectivamente, por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e pelo Setor de Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (Uff) Pólo Campos, coordenado pelo mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf, Alexandro Florentino.


Os documentários exibidos abordam o tema da desapropriação do Açu, 5º distrito do município de São João da Barra, para a construção do Superporto do Açu pelo Grupo EBX. O evento teve a participação de estudantes da USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, UFV, UFES , entre outras universidades. Os estudantes se surpreenderam com o que foi mostrado pelos vídeos, que estão disponíveis no site You Tube. Os vídeos mostram a maneira controversa como os moradores do Açu foram retirados de suas terras. A exibição causou um amplo debate envolvendo os movimentos sociais e os estudantes. O evento teve a presença da vereadora Odisséia Carvalho, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Municipal de Campos.
- Cada vez que um segmento da sociedade nos ouve e nós sentimos que quem tá ouvindo está se comprometendo, isso nos fortalece. Qualquer elo que junte na corrente é válido. Minha esperança são as universidades – afirmou a moradora do Açu e integrante da Associação de Produtores Rurais e Imóveis do Açu (Asprim), Noêmia Magalhães.
V Plenária Nacional de Economia Solidária
O VIII Encontro de Formação de Formadores da Região Sudeste continuou nesta sexta-feira à tarde com oficinas e grupos de trabalho no Centro de Convenções da Uenf e no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Neste sábado, o evento continua, às 8h30, com a abertura do VII Encontro da Rede de ITCPs do Sudeste e a Mesa Disparadora para a V Plenária Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 09 a 13 de dezembro de 2012, em Brasília.
Essa mesa terá a participação de Reinaldo Pacheco Costa, da Rede de ITCPs (Região Sudeste) e Lígia Bensadon, da Secretaria do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Ainda no sábado, às 10h, serão realizados três grupos de trabalho, um deles sobre o marco legal, a Lei Ecosol e Cooperativismo, com coordenação da Unicamp; e outro sobre o papel das ITCPs no processo de estruturação da política de economia solidária, com o facilitador Luiz Sérgio  Pereira da Silva Filho, do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários (Neates). Às 14 horas, será realizada a Plenária da Rede de ITCPs, com o conjunto de deliberações, às 16 horas a avaliação do evento e às 17 horas, o encerramento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário