quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Possibilidades para a Economia Solidária numa economia não capitalista

O título desta postagem remete a um comentário de Tatiane Marina, Pesquisadora da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sobre a adesão de Cuba à Economia Solidária, fato tratado no artigo "Cuba abraçará a Economia Solidária?", publicado na edição desta quinta-feira (16) no Jornal da Economia Solidária.

Cuba, como todos sabem é uma Ilha, localizada entre o Mar do Caribe e o Golfo do México. Sua economia é predominantemente socialista, apesar de estar se abrindo nos últimos anos com a saída oficial do poder do Comandante Fidel Castro para dar lugar à seu irmão Raul Castro. Por mais que Fidel ainda tenha ingerência sobre o Partido Comunista Cubano, que dá as cartas na Ilha.

Cuba é conhecida pela saúde de qualidade. Tem um programa de cirurgia de cataratas, que percorreu a América Latina. E o Programa "Médico de Família", quando um médico adotava uma família, foi copiado no Brasil, onde recebeu o nome de "Programa Saúde da Família", o "PSF", que em Campos teve de ser desativado por conta de irregularidades na gestão do programa federal pelo governo municipal.

Cuba também é muito respeitada no que concerne ao esporte. A Ilha, muito menos populosa do que o Brasil, por exemplo, disputa com nosso país o posto de melhor colocada nas Olimpíadas. Em 2012, em Londres, Cuba ficou em 16º lugar, com cinco medalhas de ouro; enquanto o Brasil terminou na 22ª posição, com três ouros.

Por todo esse sucesso na saúde e no esporte que a Economia Solidária tem tudo para dar certo em Cuba. Economia essa que trabalha com o comércio justo e solidário, o que vem sendo desenvolvido no Brasil desde a década de 1990; e em Campos, especificamente, nos últimos anos pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Artigo escrito pelo jornalista Wesley Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário