quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Missão de Cuba conhece empreendimentos de Economia Solidária do Rio Grande do Sul

Uma delegação de Cuba esteve na semana passada, entre os dias 24 e 27/09, no Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, onde conheceu empreendimentos de Economia Solidária. Acompanhados pela diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol) da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul,Nelsa Nespolo, o grupo conheceu o polo produtivo da cadeia do PET, instalado em Novo Hamburgo, a cooperativa de catadores "Coolabore", em Campo Bom, o Assentamento do Movimento Sem Terra de Eldorado do Sul, e a "Coopeixe", da Ilha da Pintada, cooperativa que produz objetos e produtos artesanais a partir de derivados do peixe, comercializados sob a grife "Art Escama". 

A comitiva foi formada por Ada Margarita Guzón Camporredondo, do Ministério de Ciências e Tecnologias e Meio Ambiente; Rider Hernández Márquez, do Centro de Desenvolvimento Local e Comunitário; Grizel Maria Donéstevez Sánchez, da Faculdade de Ciências Econômicas; José Daniel Manso Ravelo e Ana Maria Del Risco Rodriguez, da Associação Nacional de Pequenos Agricultores; e Luigi Partenza, diretor de projetos da Cooperação para o Desenvolvimento em Países Emergentes da Itália (Cospe/IT), em Cuba.  


Na oportunidade, o secretário em exercício da Sesampe, Everton Braz, destacou o pioneirismo da Cadeia Solidária Binacional do PET, projeto que reúne cooperativas do Rio Grande do Sul, Uruguai e de Minas Gerais. “Trata-se da primeira experiência concreta de intercâmbio produtivo, no âmbito do Mercosul. E viabiliza uma oportunidade rica de valorização do trabalho de reciclagem e de geração de renda, envolvendo todos os elos da cadeia, da catação da garrafa PET ao produto final”, afirmou.
Braz destacou também que pelo fato de a Sesampe ser uma secretaria nova, criada pela atual administração, tem sido um desafio ao titular da pasta, Maurício Dziedricki, propor e implementar políticas públicas para atender às micro e pequenas empresas e empreendimentos econômicos solidários. “São ações que devem ser desenvolvidas valorizando o caráter humano, de forma a melhorar a vida das pessoas”, enfatizou. O secretário em exercício ressaltou que o setor avançou muito no Estado com as políticas de apoio e fomento aplicadas pela Sesampe.
Disse que Cuba tem experiência nessa área e pode contribuir para os projetos que estão em desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Lembrou que, em março deste ano, a diretora do Difesol, Nelsa Fabian Nespolo, integrou a missão governamental e empresarial do RS a Cuba, expondo às autoridades desse país a experiência da cadeia produtiva gaúcha na área da reciclagem e propondo a troca de experiências em Economia Solidária do RS com Cuba. O secretário em exercício ressaltou que os compromissos que serão cumpridos no Estado representam a oportunidade de avançar neste intercâmbio de conhecimentos.
Com informações do site da Sesampe-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário