quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que é Economia Solidária?

Economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem.

A Economia solidária é uma prática regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo.

Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

Como você pode participar?  

Consumindo solidariamente

Já existem no Brasil milhares de empreendimentos solidários: são cooperativas ou associações de trabalhadores no campo e na cidade, lojas de consumo solidário, empresas recuperadas administradas pelos operários, agências de turismo solidário entre outros empreendimentos, onde em vez de exploração do trabalho, há cooperação e respeito pela natureza em lugar da destruição do ambiente.

Por isso, quanto mais pessoas comprarem bens e serviços produzidos solidariamente, mais esses empreendimentos vão crescer e se fortalecer.

Frequentando as feiras e eventos de Economia Solidária

As feiras e festivais de Economia Solidária são pontos de encontro entre quem produz de forma solidária e quem decide conscientemente adquirir esses produtos e serviços. E mesmo que você não compre nada, no encontro com quem produz você vai começar a comprar a ideia dessa outra economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário