segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Prefeito eleito de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino, participa de reunião na UENF


Nilza apresentou projeto.

Gegê Cantarino ouviu atentamente.

 Grupo de trabalho foi formado.

O prefeito eleito de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino, esteve na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) nesta segunda-feira (03), onde participou da reunião para a apresentação do Plano de Trabalho do Projeto de Letramento, Inclusão Digital e Qualificação Profissional para Jovens e Adultos, que está sendo desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Na oportunidade, o presidente do Instituto (Instituto Solar Brasil de Desenvolvimento Saúde e Pesquisa) Isobras, de Môrro do Côco, Sandro Abreu, anunciou que os Institutos Isobras e Palmares, em parceria com a Prefeitura de Cardoso Moreira, via Secretaria de Ação Social, têm a intenção de implantar outros telecentros no município de Cardoso Moreira, que já conta com dois telecentros do Programa “Telecentros.BR”, que têm gestão da ITEP/PROEX/UENF.

Gegê Cantarino se mostrou receptivo ao Projeto de Letramento, Inclusão Digital e Qualificação Profissional, que foi apresentado; e prometeu dar todo o apoio para a implantação e ampliação do projeto em Cardoso Moreira. “Sou o mais interessado em fazer nossa Educação mudar dentro do município”, afirmou o prefeito.

A coordenadora da ITEP/UENF, Nilza Franco Portela, disse que “a meta da Incubadora é fazer com que os 22 telecentros (20 em Campos e dois em Cardoso Moreira) funcionem plenamente”. No que foi complementada pela técnica de apoio acadêmico da UENF e que faz parte da equipe da ITEP, Jailse Tougeiro, que falou que “fazendo a parceria é uma maneira de dinamizar os 22 telecentros que já existem”.

A diretora de Desenvolvimento de Política Emancipatória e de Inclusão Social do IFF, Suely Fernandes, também levou ao conhecimento do prefeito de Cardoso, o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC), que oferece 80 cursos gratuitos de qualificação profissional com direito a bolsa.

- O telecentro precisa de atrativos. Tenho esperança que a partir do momento que dê certo este projeto de letramento e inclusão digital, isto vai motivar que outras pessoas venham conhecer os outros projetos, como o “Pronatec”, “Mulheres 1000” e “Certifique-se”. Temos algumas dificuldades que são “resolvíveis”. Mas a intenção do governo federal é implantar os cursos e certificar – afirmou a representante do IFF.

A reunião teve a presença de gestores dos Telecentros Bananal e Novo Mundo, de Cardoso Moreira; Palmares, Marrecas, Vila Nova e Rio Preto; e professoras que serão qualificadas. Na oportunidade foi formalizada a parceria e constituído o grupo de trabalho que vai desenvolver os projetos, em especial o de letramento e inclusão digital, parceria da UENF com o IFF.

Fotos e reportagem: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário