terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cidades Digitais promove 1ª reunião de trabalho com representantes de prefeituras

Minicom reúne equipes dos 80 municípios selecionados para discutir ações de infraestrutura e formação do programa

O Ministério das Comunicações realizou na segunda-feira (18) a primeira reunião de trabalho com representantes de 80 municípios que vão implantar o projeto Cidades Digitais. O encontro teve o objetivo de repassar informações, tirar dúvidas e definir tarefas às prefeituras de todas as regiões do Brasil que firmaram um acordo de cooperação com o ministério para receber o programa.
Cidades Digitais MG 2025(Foto: Herivelto Batista)
Na abertura da reunião, o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes, reforçou aos representantes dos municípios a importância do Cidades Digitais. “Vocês são parceiros de um projeto que hoje dentro do governo federal é entendido como estratégico”. Ele lembrou que a presidenta Dilma Rousseff anunciou recentemente a inclusão do Cidades Digitais no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), com um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.
O programa vai possibilitar a modernização da gestão das cidades por meio de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. Além disso, prevê a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.
A programação da primeira reunião com representantes das prefeituras tratou de dois eixos importantes do Cidades Digitais: infraestrutura e formação. A equipe da Secretaria de Inclusão Digital explicou aos participantes as ações necessárias para a implantação do projeto. Isso inclui, por exemplo, a contratação das empresas integradoras, a licença para uso de postes e a instalação de fibra óptica. Na parte de formação, o foco foi a capacitação de servidores, de técnicos e da população beneficiada pelo programa.
Cidades Digitais MG 1993(Foto: Herivelto Batista)
Projeto-piloto
Lançado em 2012, o projeto vai beneficiar inicialmente em 80 cidades. A previsão é de que o projeto executivo para implantação do Cidades Digitais nesses municípios seja concluído até o fim deste mês. As fases seguintes serão a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa. A previsão é de que todo esse processo seja concluído até o fim de 2013.
O diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Bernardes, destacou que essas primeiras cidades serão fundamentais para a futura expansão do projeto. “O momento é de grande aprendizado neste projeto-piloto. Vamos construir a base sólida para expansão em larga escala desse projeto no país”, afirmou.
As informações são do Portal do Ministérios das Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário