segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Programa Cidades Digitais é incluído no PAC e terá mais R$ 100 milhões

O Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações será incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por determinação da presidente Dilma Roussef e terá um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013. A informação foi passada na terça-feira (29) pelo ministro Paulo Bernardo aos prefeitos reunidos no Encontro Nacional de Prefeitos, realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro em Brasília.
28 01 13 Encontro Pref MG 1227(Foto: Herivelto Batista)
Segundo Bernardo, o Ministério Comunicações assinou na terça-feira (29) 80 contratos com os municípios selecionados na primeira chamada que se encerrou em outubro de 2012. A partir de 4 de fevereiro será feita nova chamada para os municípios que querem participar do programa e devem se inscrever e procurar informações no site do Ministério: www.mc.gov.br
Sobre o Cidades Digitais - O projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. Proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultado em desenvolvimento local. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, Telebras, Inmetro e BNDES.
A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal. As empresas operarão a rede por seis meses e, por três anos, darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada. A avaliação, aceitação e certificação da rede são do Inmetro. A infraestrutura básica e os aplicativos poderão ser expandidos, posteriormente, inclusive com financiamento do BNDES.
As informações são do Portal do Ministério das Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário