segunda-feira, 3 de junho de 2013

Comércio Justo: 1ª Semana Mundial teve balanço positivo

Foram mais de 40 países trocando experiências e discutindo "fair trade" na 1ª Semana Mundial do Comércio Justo no Rio

Nilza e Rosane com Marcelo Xavier, do Fórum de Ecosol de Petrópolis.

A coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da UENF, Nilza Franco Portela; e a representante do Fórum de Economia Solidária de Campos, Rosane Ribeiro; participaram nos dias 26 a 31 de maio de 2013  no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro, da Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário.

O evento foi realizado pela Plataforma Brasileira de Comércio Justo (Faces do Brasil) e pela World Fair Trade Organization (WFTO), em parceria com a Prefeitura do Rio e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e outros parceiros; e patrocínio do SEBRAE, BNDES E Governo Federal.

 As conferências, oficinas e seminários da 1ª Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário se encerraram com uma balanço positivo. Durante os três dias, representantes de mais de 40 países estiveram reunidos trocando experiências de ações bem sucedidas no comércio justo e na economia solidária, certificação de produtos e abertura de novos mercados aos empreendimentos. 

A WFTO, World Fair Trade Organization, também encerrou a 12ª Conferência Internacional que pela primeira vez foi realizada no Brasil com o objetivo de criar uma agenda global do comércio justo.  Na cerimônia de encerramento, foi apresentado aos participantes que a cidade de Milão, na Itália, receberá a 2ª Semana Mundial de Comércio Justo e Solidário, em 2015.

Para a representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Shirlei Silva, “a Semana foi importante para definir o tipo de concepção do comércio justo que queremos”. Já para Luis Eduardo, representante da Ripes Intecontinental, entidade que representa os empreendimentos latinos-americanos, a 1ª Semana possibilitou aos empreendimentos apresentar-se como uma alternativa ao capitalismo.

A representante da WFTO no Brasil, Ana Asti, definiu o encontro no Rio como uma possibilidade para abrir discussão sobre os vários temas do comércio justo. “A 1ª Semana Mundial definiu quais os caminhos que os empreendimentos devem seguir de agora em diante”, concluiu.

Salão Mundial - Apesar do encerramento da rodada de conferências, na quinta-feira (30) e sexta-feira(31), na Praia de Copacabana, ocorreu o Salão Mundial do Comércio Justo e Solidário. O salão agrupou expositores de todo o mundo que possuem em comum a prática do comércio justo e solidário e funcionou das 9h às 21h com a entrada gratuita.

Além da exposição de produtos do Comércio Justo e Solidário, foi realizada uma Rodada de Negócios com importadores de comércio justo e compradores brasileiros, das 10h às 16h. A rodada contou com a participação do Programa APEX Sócio Biodiversidade, onde cinco empreendimentos que comercializam produtos dos diferentes biomas brasileiros apresentaram suas geleias de umbu, baru torrado, açaí e entre outros.

Com informações do Portal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualizado em 04/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário