sexta-feira, 7 de junho de 2013

Falas que ficaram

A seguir falas que ficaram do 1º módulo da 1ª etapa do Workshop "Criar Coletivo", promovido esta semana pela ITEP/PROEX/UENF junto aos grupos de Economia Solitária que participam do circuito e onde a tônica foi a emoção de cada artesã que se apresentou contando a sua história de vida.

"A função da Universidade é construir novos conceitos. E criar um novo modelo econômico é uma responsabilidade de todos nós. Temos de fazer coisas novas, que arrastem multidão. Temos de fazer diferente. O nosso olhar tem de ser um olhar novo, um olhar de um lado de não exploração. Não existe esta sociedade ainda. Temos uma dimensão econômica para superar. Estamos construindo uma nova sociedade. Na Economia Solidária, a cooperação é renda, sustentabilidade e felicidade. Temos de trabalhar em rede. O grande avanço que nós queremos dar é criar o projeto coletivo para ter grupos coletivos"
(Nilza Franco Portela, coordenadora da ITEP)

"Eu vivi muito no sistema capitalista. Trabalhei durante anos numa multinacional, onde tinha que produzir muito, ser explorada. Agora eu sou feliz" (Artesã)

"Muito bom. Eu amei. É uma coisa incrível a ideia de construir junto, numa parceria. Quero levar o meu trabalho prá frente"
(Terezinha do Nascimento, que faz os bonecos fofuchos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário