terça-feira, 16 de julho de 2013

Artesãs do Circuito recebem encomendas e pedidos de qualificação

O Circuito Goitacá de Economia Solidária, projeto de extensão universitária da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF, realizado todas às terças-feiras no prédio P-5 da UENF; além de um espaço de comercialização, também serve para a troca de experiências de pessoas interessadas em artesanato, que querem aprender as técnicas para a feitura de alguns produtos

Um exemplo são os bonecos fofuchos, feitos de emborrachado (EVA) pela artesã Terezinha. Os bonecos têm chamado a atenção das pessoas, que têm feito encomendas para aniversário. Se Terezinha já tinha a coleção de bonecos do Chaves, agora ela fez os bonecos da Turma da Mônica. A nova aposta de Terezinha são os anjos que ela vêm fazendo e que têm tido boa saída e ela espera vender bastante no comércio para o Natal, mostrando que já está pensando lá na frente.


Além de comercializar os produtos, Terezinha recebe pedidos para ministrar cursos onde ensina as técnicas para se fazer os bonecos. Nesta terça-feira (16), por exemplo, a professora do curso de Matemática da UENF, a peruana Irma Raimunda, procurou Terezinha para saber como faz para aprender a fazer os bonecos de emborrachado. 

- Achei bonito. Gostei. Estou querendo aprender a fazer estes bonecos, que me chamaram a atenção. Gosto de artesanato. Mas gosto de coisa perfeita. Tem muita coisa boa aqui. Coisa sensacional. Muito bom – disse Irma.


Encomendas - Outra possibilidade no circuito é fazer encomendas e personalizar o produto do jeito que a pessoa gosta e quer. A servidora da UENF, Marcelita França, de 29 anos, encomendou duas pulseiras na mesa da Uima. “É bom que tem esta flexibilidade de escolher algumas coisas do seu gosto, que te agrada”, comentou Marcelina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário