terça-feira, 20 de agosto de 2013

Câmara homenageia a UENF

20 anos da uenf  sessão solena na camara 16_08_2013 fotos Alex (67)

A Câmara Municipal de Campos encarnou, na sexta-feira (16), a comemoração do povo campista pelos 20 anos da UENF. A sessão solene em homenagem ao aniversário foi conduzida pela vereadora Auxiliadora Freitas (PHS) e contou com a presença de mais quatro parlamentares: Rafael Diniz (PPS), Paulo Hirano (PR), Kelinho (PR) e Miguelito (PP). Em meio a música e poesia, o Legislativo fez homenagens ao trio Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemeyer e ainda a 12 personalidades ligadas à história da UENF.
Seis placas foram preparadas para homenagear Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Oscar Niemeyer, Wanderley de Souza (primeiro reitor), Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. Niemeyer foi representado pelo bisneto Paulo Sergio Niemeyer, que à época chegou a ajudar o bisavô na elaboração do projeto arquitetônico da Universidade. Garotinho foi representado pelo vereador licenciado Fábio Ribeiro, e Rosinha, por Marcelo Neves, titular da Secretaria Municipal de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica e ex-aluno da UENF.
Também foram entregues certificados homenageando as seguintes personalidades: o ex-deputado estadual Barbosa Lemos; o técnico Geraldo Diniz (no ato representado pelo colega Pedro Brasil); o pesquisador Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii (professor emérito); o professor Mário Lopes Machado (um dos líderes do movimento pró-UENF); o professor e ex-reitor Raimundo Braz Filho; o engenheiro Vicente de Paulo Santos Oliveira (primeiro mestre titulado pela UENF); e a professora Zuleima Faria, recentemente falecida e homenageada pela colega Maria Clara Martins (Cacaia). Também foram confeccionados certificados para Maria Elisabeth Vieira de Araújo e Elisabeth Couto, que, junto com Elizabeth Campista foram ativas cooperadoras do projeto UENF no âmbito da militância partidária pelo PDT no início dos anos 1990.
- Nestes 20 anos, todos nós amadurecemos. Percebemos que não podemos coisa alguma sozinhos, mas aprendemos que podemos avançar muito atuando em perspectiva solidária – disse o reitor Silvério de Paiva Freitas, defendendo a partilha dos saberes acadêmicos e populares como agenda para os próximos 20 anos.
Várias autoridades e homenageados elogiaram a iniciativa da sessão solene, que partiu da vereadora Auxiliadora. Para Wanderley de Souza, a UENF é uma árvore que tem raízes no movimento popular.
- É muito importante que a casa do povo reconheça a importância dos 20 anos da Universidade – disse.
As informações são da Ascom UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário