terça-feira, 20 de agosto de 2013

Famílias de Niemeyer e Darcy Ribeiro no aniversário da UENF


Helion Vargas (à direita) recebe os aplausos dos integrantes da Mesa
Helion Vargas (à direita) recebe os aplausos dos integrantes da Mesa
Com a presença do bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Niemeyer, e do sobrinho de Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro, a Uenf comemorou na última sexta-feira, 16/08, 20 anos de atividades. O ponto alto das comemorações foi a inauguração das estátuas dos três personagens principais da fundação da Universidade: Leonel Brizola, Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro. Em seguida, foi realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), com a participação de autoridades locais, regionais e estaduais, além de membros da comunidade interna e externa. Durante a cerimônia, foi entregue ao professor Helion Vargas a Medalha Darcy Ribeiro, honraria máxima concedida pela Universidade.
— Participei um pouco da criação da Uenf, acompanhando meu bisavô. Naquela época, eu já percebia que, se tudo desse certo, seria fantástico. Estar aqui hoje e ver que este projeto virou realidade me deixa muito orgulhoso — disse Paulo Niemeyer.
Paulo Ribeiro, que é o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, lembrou que a UENF, apesar da pouca idade, já é considerada uma das melhores universidades do país. Lembrou que se fosse vivo seu tio Darcy Ribeiro estaria completando 90 anos de idade em 2013.
— A UENF é a filha mais nova de Darcy; irmã da Universidade de Brasília (UnB). Darcy experimentava com as duas universidades as mesmas emoções que os pais têm para com seus filhos — disse.
O reitor Silvério de Paiva Freitas dedicou a Sessão Solene a todos aqueles que, de alguma forma contribuíram para que a UENF se tornasse realidade.
—  Além dos homenageados desta sessão solene, gostaria de dedicar este breve pronunciamento a todo um conjunto de pessoas que não podemos nominar. São anônimos: não receberam medalhas, condecorações ou homenagens, mas são colunas e tijolos vivos na construção desta universidade. Quero agradecer de modo muito especial a quem sonhou com a Universidade, a quem acreditou no sonho, a quem trabalhou para que se tornasse realidade, a quem abriu mão de interesses pessoais ou partidários legítimos, a quem ousou ir contra a maré — disse.
Além do reitor, Paulo Niemeyer e Paulo Ribeiro, a mesa foi composta pelo vice-reitor da UENF, Edson Corrêa; o diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Gonçalo Apolinário; o diretor doo Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA0, Henrique Duarte; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Edmilson José Maria; e pelo diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Sérgio Arruda.
Durante a Sessão Solene, foram homenageados todos os ex-reitores da UENF: Wanderley de Souza, Eugênio Lerner, Pedro Carajilescov, Adilson Gonçalves, Salassier Bernardo, Raimundo Braz Filho e Almy Junior.Também foram homenageados os professores da UENF Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho (CCTA), José Ramon Arica Chavez (CCT), Arlete Parrilha Sendra (CCH) e Carlos Eduardo de Rezende (CBB), além dos técnicos José Accacio da Silva, Verlaine de Oliveira Pereira, Luiz Alberto da Graça,  Aline Cerqueira Barbosa Vitoi Fonseca, Carlos André Pereira Baptista e Fernando César Lopes. A homenagem se estendeu aos ex-alunos Erik da Silva Oliveira (representando a pós-graduação) e Dáfine Aparecida (representando a graduação), bem como a assistente social Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa (autora do mais antigo projeto de extensão ainda em funcionamento). O ex-deputado estadual Fernando Leite — autor do projeto de lei que incluiu a criação da UENF na Constituição Estadual de 1989 — também foi homenageado, mas não pôde comparecer. A placa foi recebida pelo diretor geral administrativo da UENF, Antônio Constantino de Campos.
O professor Helion Vargas recebeu a Medalha das mãos do reitor e teve seu currículo apresentado pelo professor Raimundo Braz Filho. Professor titular da UENF desde 1996, Helion é formado em Física pela Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências na Universitè de Grenoble I. Sua produção científica envolve 265 artigos, dos quais 111 enquanto professor da UENF, além de 71 orientações de mestrado e doutorado.
— Estou a trabalho em Campos e fiz questão de participar do aniversário da UENF. Foi uma experiência única e gratificante para mim. Única por que se trata da celebração da vitória do sonho perseguido por homens e mulheres em acreditar que a educação é a chave para a plena cidadania. E gratificante por ter tido o primeiro contato com a atmosfera particular do Campus Leonel Brizola — disse o estudante do curso de Pedagogia a distância da Uerj/Cederj Geraldo Pereira dos Santos, que mora em Itaboraí.
As informações são da Ascom UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário