terça-feira, 13 de agosto de 2013

UENF inaugura Espaço Agroecológico Cícero Guedes dos Santos

Nesta terça-feira (13), nas comemorações do aniversário de 20 anos da UENF, foi inaugurado o Espaço Agroecológico Cícero Guedes dos Santos no prédio P-5. Na oportunidade foi descerrada a placa em homenagem ao líder do MST, assassinado no dia 25 de janeiro de 2013. O espaço há cinco anos é usado para a Feirinha da Roça, que comercializa produtos da agricultura familiar.

O estudante do 10º e último período de Agronomia da UENF, David Luiz Mendonça Wigg, de 25 anos, disse considerar boa a iniciativa de homenagear Cícero Guedes. “Isto renova o ânimo e as energias do pessoal da terra. É uma justa homenagem a quem tanto lutou não só pela reforma agrária, bem como para a agroecologia e a extensão. Cícero trabalhou na construção da Universidade como operário. Abriu o lote dele para a Universidade fazer pesquisa”, informou David.

O agricultor Edson Gomes França, de 80 anos, que trabalhou como motorista na UENF, conta que viu passar pela Universidade diversos reitores. “Lembro quando uns russos vieram aqui para implantar a universidade. Trabalhei aqui como motorista e estou aqui há cinco anos na Feirinha da Roça. Se estivesse estudando já estaria formado. A Feirinha da Roça começou na praça em frente ao Salesiano. Uns professores viram e convidaram a gente para vir aqui prá UENF”, lembra Edson.

Reportagem: Wesley Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário