terça-feira, 10 de setembro de 2013

Grupos de Economia Solidária ligados à UENF trabalham com reciclagem

Sônia mostra bolsa e sandálias feitas com material reciclado.
Uma das principais características para um produto ser considerado de Economia Solidária é o fato dele ser feito com materiais reciclados ou reaproveitados. E esta técnica é utilizada pela artesã Sônia Regina, do Grupo Arte Reciclar, que trabalha com artesanato há cinco anos.


Sônia produz sandálias e bolsas, concebidas com filtros de café; e bolsas confeccionadas com crochê de sacola plástica. Sônia participa do Circuito Goitacá de Economia Solidária, projeto de extensão universitária da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

O Circuito Goitacá de Economia Solidária, realizado há três anos junto com a Rede de Economia Solidária, está há dois anos no prédio 5 da UENF. Desde o mês de agosto de 2013, começou a ser realizado, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), o Circuito Universitário no IFF Campos Campus Centro. O Circuito Universitário já havia sido realizado nas universidades Estácio de Sá e Cândido Mendes. Nestes dois circuitos, as artesãs comercializam produtos de Economia Solitária, que primam pelo respeito ao meio ambiente, como é o caso dos produtos produzidos pelo Grupo Arte Reciclar.

Nesta terça-feira (10), a estudante do mestrado em Engenharia de Materiais da UENF, Márcia Silva, de 24 anos, que pela 1ª vez foi ao circuito, gostou de uma sandália do Grupo Arte Reciclar, feita com aproveitamento de tecidos e linhas. “Muito bem feita. Interessante! Legal mesmo. Gostei”, afirmou Márcia.

Reportagem: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário