terça-feira, 15 de julho de 2014

Projeto de Extensão Laboratório de Provedores Comunitários tem prosseguimento na ITEP/UENF


A ITEP/UENF deu continuidade nesta terça-feira (15) à oficina do Projeto Laboratório de Provedores Comunitários com o coordenador técnico Marcelo Saldanha. A oficina de capacitação para montagem, configuração, funcionamento e manutenção de provedores comunitários, destinada, à princípio, às técnicas em telecomunicações do IFF, que cedeu as bolsistas numa parceria com a ITEP/UENF, será realizada durante toda a semana. Ontem (segunda-feira, 16) foi feita a parte de infraestrutura. E nesta terça o sistema de gerenciamento de rede, com a utilização do Router OS. Nesta quarta-feira (16), será feita a configuração para enlace de rádio, para distribuir o sinal de internet a uma distância de 35 a 50 km.

- Esta é uma prática importante, que permite que nós levemos o sinal de internet de um pólo dentro da cidade para dentro de uma localidade infoexcluída, onde as empresas não têm interesse comercial. Este é o papel fundamental da Universidade, que cumpre sua função social de levar inclusão digital e social. A Universidade faz, com responsabilidade, continuidade e modicidade tarifária, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, ações, políticas públicas, que o Estado deveria estar fazendo – afirma o presidente do Instituto Bem Estar Brasil, Marcelo Saldanha.

Num segundo momento, quando as técnicas estiverem aptas a realizar as ações nas comunidades, serão realizadas oficinas práticas nas mesmas. O kit básico de provedor comunitário é formado por antenas direcionais, placas mães, cartões de rádio, caixas herméticas e cabos.

A estudante do 4º módulo em técnico em telecomunicações e do 1º período de tecnólogo em telecomunicações do IFF, Camila Sales Barreto, de 19 anos, diz que a oficina tem sido bastante gratificante para ela. “Tenho aprendido na prática o conhecimento que aprendi na Universidade. E considero muito interessante poder depois levar este conhecimento para as pessoas que não tem acesso”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário