terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Telecentro: Um atalho de oportunidades para moradores de São Francisco de Itabapoana.

Olhares atentos e uma simplicidade transformadora. Gestos que, sem exagero, podem definir a personalidade de centenas de famílias, que pertencem ao território de Quatro Bocas, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana. A pacata comunidade é mais uma a enxergar, a partir de agora, o Mundo na velocidade da luz: basta um clique do mouse.

Em janeiro deste ano, uma equipe responsável pela inclusão digital, que pertence à Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), fez uma visita in loco até a região para reinaugurar o telecentro. O pólo foi transferido de outro ponto e passa a funcionar, agora, em Quatro Bocas. O grupo de trabalho instalou um sistema operacional livre nos computadores e também articulou parcerias para o funcionamento pleno da unidade.
A estimativa da coordenadora da Itep, Nilza Franco Portela, é de que cerca de 300 pessoas sejam beneficiadas, em uma totalidade de 80 famílias.

“O serviço ficará disponível das crianças até os idosos. Hoje, o acesso à internet e à comunicação, passa a ser uma estratégia de desenvolvimento para famílias de qualquer território ou país. A inclusão de crianças pobres e/ou de territórios excluídos ao Mundo digital facilita e oportuniza a luta pela articulação dentro do universo capitalista ou da economia solidária. Qualquer modelo econômico que venha a ser executado no país, sem a tecnologia da comunicação e informação, pode ser considerado um atraso”, afirmou Nilza.

Como funcionam os telecentros: são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos.

Texto: Cléber Rodrigues - Fotos: Alicio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário