quarta-feira, 29 de abril de 2015

FRENTE PARLAMENTAR DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA É INSTALADA NA ALERJ.

A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foi instalada esta semana (27/04). A secretária executiva do Fórum de Economia Solidária de Campos, Sueli da Silva, esteve presente na solenidade.

De acordo com o presidente da frente, deputado Waldeck Carneiro (PT), a economia solidária pode ser uma importante alternativa no quadro do desenvolvimento econômico do estado no contexto da crise. "A economia solidária, que já é realidade para uma rede muito capilarizada de profissionais, cidadãos, coletivos, empreendimentos autogestionários, pode despontar como solução perene para milhares de pessoas no nosso estado", disse o parlamentar, na sessão solene de instalação. Segundo Waldeck, a frente pretende fortalecer o diálogo com a sociedade civil organizada.

O coordenador da Secretaria-Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária, Antônio Oscar, afirmou que a economia solidária é um movimento social que se caracteriza pela construção coletiva. "O movimento procura identificar gestores, seja no Executivo ou Legislativo, para uma construção conjunta das políticas públicas, e põe em prática a postura de que todo poder emana do povo", disse. Oscar destacou alguns pontos necessários para que esse projeto possa avançar no estado do Rio. Entre eles, a inclusão da economia solidária em uma estratégia transversal, com programas em diferente secretarias, e a ampliação do orçamento para esse fim na legislação.

Para Oscar, é possível ir além do que a maioria imagina. "Não se trata apenas de uma alternativa de geração de renda, e sim um outro olhar para um outro desenvolvimento. Um em que o ser humano tem valor, e não o capital", explicou. Segundo o coordenador, na economia solidária, os trabalhadores, em vez de vender sua força de trabalho, trabalham de modo organizado e cooperado, para que os benefícios gerados sejam distribuídos de forma justa e solidária.

O Secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, também acredita que a economia solidária pode criar soluções para problemas financeiros no mundo moderno. Ele informou que a Secretaria tem uma superintendência, que está em fase de melhorias, que vai se dedicar ao tema em parceria com a Alerj. "Temos um fórum com 20 representantes da sociedade civil que estabelece regras, diretrizes e programas de trabalho para que possamos desenvolver, na secretaria, as atividades. A Alerj, com a frente parlamentar, será um instrumento para, eventualmente, encaminhar e fazer as leis que venham a regulamentar e facilitar essa atividade", disse o secretário.

A ex-deputada Inês Pandelo, presidente da frente na legislatura passada, apresentou um panorama da economia solidária no país e no estado e, principalmente, das ações que já foram feitas na Alerj.

O evento contou com a participação de dezenas de pessoas ligadas a organizações da sociedade civil comprometidas com a causa. Também fizeram parte da mesa a deputada Martha Rocha (PSD), vice-presidente da frente, Marcos Diaz, presidente da Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio (OCB/RJ), e Elza Santiago, secretária executiva do Fórum de Economia Solidária do Município do Rio. Os deputados Jorge Felippe Neto (PSD), secretário-geral, Carlos Minc (PT) e Flávio Serafini (PSol) também estiveram presentes.

(Texto de Isabela Cabral c/adaptações de Cléber Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário