segunda-feira, 15 de junho de 2015

ITEP e trabalhadores da Economia Solidária realizam visita técnica.

Em meio às belezas naturais da praia de Icaraí em Niterói, trabalhadores e técnicos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP) fizeram um mergulho cultural. O II Circuito das artes, que reuniu centenas de artesãos no último fim de semana (13,14) serviu de inspiração para os visitantes. Eles puderam apreciar técnicas criativas de reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos, que foram expostas através de oficinas realizadas na Praça Getúlio Vargas.

O sol começava a nascer quando o ônibus saiu da Uenf no sábado (13), com uma rápida parada na Praça São Salvador, em direção à região metropolitana do Estado. Dentro do veículo estavam 29 trabalhadores ligados à economia solidária do norte fluminense e 3 representantes da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP).

“A visita técnica realizada com esses profissionais foi muito interessante sob o ponto de vista cultural. Niterói estimula uma ideologia bem marcante em relação ao trabalho de pintores, escultores e artesãos. Esse tipo de iniciativa tem o objetivo de aumentar a bagagem cultural em relação às vertentes ligadas à economia solidária” comentou Nilza Franco Portela, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP) e integrante do Fórum Municipal de Economia Solidária.

A programação da visita foi a seguinte:
13h às 18h – Exposição em manequins com looks sustentáveis e bonecas artesanais de época – Universidade Salgado Filho
14h às 16h – oficinas gratuitas:
Estética e customização – Universidade Salgado Filho;
Compostagem como solução do descarte de resíduos orgânicos – Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade;
“A importância da vegetação no controle da erosão” – Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário