segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Assessoria técnica da ITEP visita municípios do norte e noroeste do Estado do RJ.


Uma equipe de assessores da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares está fazendo uma espécie de “caravana” em municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio.

As primeiras visitas começaram a ser feitas em novembro (2015) e contemplaram as cidades de Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Itaocara e Italva.

A ideia é implementar políticas que promovam a Economia Solidária no interior do Estado. Entre os objetivos, a ampliação da Rede de Economia Solidária Norte Fluminense; a promoção de empreendimentos econômicos solidários através da articulação, além da criação de espaços de comercialização permanentes para os produtos da economia solidária.

“Nós estamos cumprindo uma agenda do projeto “Rede Economia Solidária Norte Fluminense”. O objetivo, nesse primeiro momento, é contribuir para a formação de gestores e trabalhadores da economia solidária, preparando um processo de legalização por meio de projetos de lei, que constituam programas municipais. Iniciamos uma conversa que tem tudo para produzir bons frutos. Torcemos pelo mesmo resultado que já obtivemos em Campos, fortalecendo cada vez mais o movimento de economia solidária, através do Fórum da EcoSol. Esse é o nosso trabalho. É isso que a gente acha muito importante agora”,  destacou Nilza Franco Portela, coordenadora técnica da ITEP/UENF.
 
Até janeiro de 2016 dezenas de cidades receberão a visita dos assessores técnicos da ITEP/UENF.

Em Campos (RJ), esse mesmo trabalho já resultou na inclusão da regulamentação de política de economia solidária na lei orgânica municipal em 2015. O sucesso veio por intermédio do poder legislativo, através da vereadora Auxiliadora Freitas.

O artigo proposto pela ITEP e aceito, dispõe sobre a Política Municipal de Economia Solidária e Cidadã e a criação de diversos organismos pelo Poder Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário