segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"DIA DE CAMPO" EM ASSENTAMENTO DE RIO PRETO, EM CAMPOS (RJ).


“Um dia de muito aprendizado e troca de experiência”, a frase do técnico Antônio Augusto Carvas Sant´Anna define, em poucas palavras, a visita realizada na sexta-feira (13/11) ao assentamento de Rio Preto, em Campos dos Goytacazes (RJ).
 
“Nós percebemos, por exemplo, que os assentados tinham resistência ao plantio de eucalipto. Levamos cerca de cem mudas de plantas, entre elas, uma da “família” eucalipto, e desmistificamos tudo o que estava relacionado ao plantio dessa espécie. Uma das principais dúvidas que os produtores tinham era se o eucalipto seca a o lençol freático. Mostramos que isso não passa de um mito”, disse Antônio, que é assessor técnico da ITEP.

No “dia de campo”, como a visita foi chamada, os cerca de 10 assentados também conheceram um pouco mais sobre o sistema Silvipastoril (SSP), uma técnica muito utilizada de combinação de árvore, pastagem e animais numa mesma área, ao mesmo tempo e manejadas de forma integrada. A junção desses fatores pode incrementar a produtividade por unidade de área. Trata-se de um importante benefício econômico e ambiental para a produção rural.

Em tempos de seca, outro tema que foi abordado na prática com os produtores foi a proteção das nascentes. 
 
“Algumas pessoas desconheciam sobre técnicas de preservação de córregos e nascentes. Demos dicas importantes, como, por exemplo, o plantio de espécies nativas às margens de locais com água, evitando assim, um assoreamento”. Concluiu Antônio.

Os assentados de Campos também receberam orientações a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação. Uma ferramenta obrigatória estipulada pelo governo federal para auxiliar no planejamento da propriedade na recuperação de áreas degradadas e na conservação dos demais recursos naturais.
 
Ao fim dos conhecimentos práticos e teóricos, um lanche em forma de confraternização marcou o do dia de campo, que faz parte do Projeto de Incubação de Territórios, coordenado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF).

Além de Antônio, outros dois assessores técnicos da ITEP estiveram na visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário