quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Economia Solidária em Campos (RJ) com mais um circuito de comercialização.




Depois dos corredores das universidades e repartições públicas a economia solidária em Campos dos Goytacazes ganha novo espaço, desta vez, com a parceria do setor privado. Esta semana foi oficialmente inaugurado, dentro do Boulevard Campos Shopping, uma loja para comercialização de produtos confeccionados por artesãos do município. O espaço, que foi cedido pela direção do shopping, vai funcionar até o dia 03 de fevereiro, das 10h às 22h.

No local, serão comercializados produtos como bijuterias, biquínis, almofadas entre outras peças, cujos preços vão de R$ 5,00 a R$ 70,00. Uma das pessoas que vai ficar responsável por recepcionar o público é a artesã Rutilleia de Azevedo, que é da coordenação do GT de comercialização do Fórum Municipal de Economia Solidária de Campos.

“Essa é mais uma grande oportunidade que temos para mostrar à população campista, que somos capazes de superar a chamada “crise” através da economia solidária. Aqui, o público vai encontrar de tudo um pouco: desde capas para galões de água e “cobre lanches” feitos de crochê, até roupas, como o cropped de renda. A ideia é tornar este tipo de espaço uma extensão da loja fixa da economia solidária, que funciona no térreo do edifício Cidade de Campos, no centro do município”, comentou a artesã.

O Boulevard Campos foi o primeiro da cidade a receber o “Circuito Shopping de Economia Solidária”, que em 2016, também vai percorrer outros shoppings. A viabilização do projeto aconteceu por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, que está representada, além do secretário Thiago Ferrugem, pela gerente do setor de programas de inclusão produtiva e economia solidária, Rita Souto e pela diretora de programas e projetos, Irecy Damasceno.

“Este circuito surgiu de ideias de parceiros como a ITEP/UENF, que já vinha desenvolvendo o mesmo trabalho em Campos. O que o secretário Thiago Ferrugem fez, foi colocar em prática um desejo permanente de divulgar a economia solidária no município. Por isso, buscamos a parceria com o shopping”, completou Rita Souto.

“Nós seguimos os bons exemplos. A ITEP criou o Circuito Solidário e ele deu muito certo e virou referência. O que a economia solidária precisa são de espaços de comercialização. Enquanto poder público nós entendemos isso e estamos colaborando para mostrar para a sociedade que é possível que a economia solidária mantenha-se, também, no sistema capitalista. O exemplo disso é que nós estamos dentro de um shopping”, disse Irecy Damasceno.

Como um dos principais parceiros no Circuito Shopping de Economia Solidária, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF), presta assessoria técnica ao Fórum de ECOSOL e mantém uma Rede de Economia Solidária no Norte e Noroeste onde, só em 2015, chegou a visitar 17 municípios. A estimativa é que mais de 200 profissionais estejam ligados de forma direta ou indireta ao Fórum de Campos.

O espaço reservado à Economia Solidária está localizado próximo ao Atacadão Saara, dentro do Boulevard Shopping. Um desfile realizado com modelos do Centro de Convivência de Campos marcou a inauguração da loja e contou com o trabalho solidário da maquiadora Karen Damasceno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário