quinta-feira, 26 de outubro de 2017

XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

“Matemática está em tudo”, é o tema da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que começou dia 24 e se estende até o dia 28 de outubro, no Centro de Convenções da UENF. Ainda incluso na programação está a IX Mostra de Extensão (IFF, UENF, UFF E IFRRJ). Realizado nacionalmente desde 2004, o evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações e visa mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.



Durante a mostra de extensão, estão acontecendo mesas redondas, palestras, apresentações culturais, minicursos, feira de ciências, apresentação de banners e orais de projetos e ações de extensão das instituições de ensino superior de Campos dos Goytacazes.

14 bolsistas da ITEP- Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares, vinculada à Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ECOANZOL, apresentaram no dia de ontem (25), durante o evento, através de banner seus projetos de extensão, voltado para a economia solidária.

Bolsistas da ITEP

“A Economia Solidária vai na contramão do modelo capitalista. Trata-se de uma alternativa para o trabalhador de estar fora dos meios produtivos, sem emprego. Há 8 anos o foco da incubadora é manter pessoas na autogestão e fazer com que esse ambiente de consumo diferenciado se destaque cada vez mais”, destacou a coordenadora da ITEP, Nilza Franco durante sua apresentação.

Outros assuntos levados em discussão durante as apresentações pelos bolsistas, foi a moeda social e cooperativismo além das atividades que a ITEP desenvolve, como Circuito Universitário, Feira Agroecológica, oficinas voltadas para os membros da rede, Circuito Natalino, entre outros.


Ainda durante todos os dias da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 10 grupos de artesãs que fazem parte da rede da incubadora estão expondo seus produtos. 


Texto: Juliana Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário